Espinhel
Número de habitantes: 2600
Área: 1195 ha
Lugares: Casaínho de Baixo, Casal de Álvaro, Espinhel, Oronhe, Paradela e Piedade
É freguesia de topónimo muito antigo, cuja situação é previlegiada assentando entre a margem direita do rio Cértima e a esquerda do Águeda.
A povoação de Espinhel, que se estende ao longo do Cértima e da pateira de Fermentelos, é também constituída por um conjunto de lugares largamente documentados ao longo dos tempos, como Casal de Álvaro, Oronhe, Paradela, Casaínho de Biaxo e Piedade. Efectivamente, o topónimo Espinhel juntamente com outros já sõa mencionados desde a reconquista cristã.
O seu monumento fundamental é a igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora da Conceição. O seu exterior é agradável e proporcionado e, no interior, o altar-mor e os retábulos laterais, juntamente com o arco cruzeiro, revelam trabalhos de decoração, sendo também para salientar a talha de madeira apoiada em colunas salomónicas. É digna de interesse a escultura da Virgem com o Menino ou a Nossa Senhora do Rosário e a da Nossa Senhora da Assunção. Além de outras peças de valor, é digna de registo a pia de água-benta e a velha cruz processional de cobre que foi registada por Nogueira Gonçalves.
Retábulo do altar-mor
Cada lugar da freguesia tem a sua capela com o seu orago particular; assim, Casal de Álvaro, Nossa Senhora da Conceição. Tem ainda as esculturas da Virgem e o Menino, da Trindade e a de São Sebastião.
Em Paradela, a capela é dedicada a São Pedro. Inclui outras esculturas dignas de interesse.
Na Piedade, existe a capela de Nossa Senhora da Piedade, dentro da qual se conservam imagens antigas.
Em Oronhe, também existe a capela de Santo André que guarda algumas esculturas.
Mais informações: http://www.padrejulio.net