prev.gif (10333 bytes)                Trofa

brasaotrofa.jpg (10345 bytes)

        Número de habitantes: 2680

        Área: 819 ha

        Lugares: Mourisca do Vouga, Trofa, Crastovães, Cheira, Carrasqueiras, Covelas e S. Sebastião

        Esta freguesia, que também dá pelo nome  de Trofa do Vouga, pertence actualmente ao Concelho e Comarca de Águeda, distrito e diocese de Aveiro. Está situada  numa pequena elevação da margem esquerda do rio Vouga, relativamente próxima da confluência deste rio com o Águeda.

        Esta topónimo não aparece registado na documentação mais antiga. Designando este povoado e outros, aparece Castrovães quase sempre a par de Covelas, nos documentos relativos à conquista cristã. A Igreja Matriz, até ao século XVI, aparece-nos situada no Vale, com a indicação de São Salvador de Covelas, orago que ainda hoje se mantém. Tem-se afirmado que esta igreja vem de tempos remotos, provavelmente dos meados do século XII.

        Sob o ponto de vista arquitectónico, a Trofa com a sua igreja cuja Capela-Mor é considerada o Panteão dos Lemos, e ainda com o seu pelourinho, tudo constitui um ex-libris especialíssimo dentro do Concelho de Águeda. Esta Igreja que actualmente é o resultado de várias transformações, repõe a sua celebridade que lhe vem de todo o conjunto arquitectónico da Capela-Mor, englobando esculturas e decoração que se podem fazer admirar.

        Sobressai do todo a magnifica escultura da estátua tumular orante de D. Duarte Lemos, de um realismo espectacular, pertencente à renascença coimbrã.

       orante.jpg (84343 bytes)  trof.jpg (50044 bytes)  trofa.jpg (49956 bytes)

        Deve prestar-se também atenção à abóbada, cujo centro de nervuras é o brasão dos Lemos, Senhores da Trofa, aos conjuntos funerários do lado esquerdo e do lado direito, aos suportes trabalhados da porta da sacristia e da janela sobre os elementos funerários à esquerda.

                    trofc.jpg (29739 bytes)        trofd.jpg (31021 bytes)

        No templo, há várias esculturas de calcário antigas, como a de São Salvador no nicho da frontaria, a da Virgem com o Menino de século XVI, bem como a de Santo António e a de Santo Antão do século XV.

        Relativamente perto da Igreja, mas do lado externo da Capela-Mor, eleva-se um cruzeiro de templete a que foi feito restauro.

        No largo do centro da povoação ainda se pode ver implantado o seu pelourinho de pinha como símbolo de Jurisdição do antigo Concelho e da sua autoridade municipal.

pelou.jpg (70001 bytes)

        No acesso do lado Oeste da freguesia, situa-se a capela de Nossa Senhora da Piedade. Do lado Este, eleva-se a capela de São Sebastião. Num pequeno monte junto à margem do Vouga, a capela de Nossa Senhora de Lourdes. A meio da povoação da Mourisca, ergue-se a capela dedicada a Santo Inácio de Antioquia, com velha escultura  do padroeiro, de calcário.

Mais informações: http://www.terravista.pt/ancora/1885/Index2.htm

                                                                               prev.gif (10333 bytes)