Recardães

brasao_recardaes.gif (35956 bytes)

    Número de habitantes: 3320

    Área: 772 ha

    Lugares: Póvoas (Igreja, Laceira, Marta, Poço e Carvalha), Randam, Brejo, Fujacos, Crasto, Recardães, Casainho de Cima, Vale do Senhor, Pinheiro Manso, Corga, Além da Ponte e parte do Sardão

    Freguesia do Concelho e Comarca de Águeda, pertence ao distrito e à diocese de Aveiro. Bastante documentada, foi dos templários, vindo depois a pertencer à Ordem de Cristo. Foram seua donatários os duques de Aveiro, dos quais veio a passar depois para a Coroa. Foi vila da extinta Comarca de Esgueira e sede de concelho até aos princípios do século XIX.

    Na "Corografia Portuguesa" de Carvalho da Costa, "A Villa de Recardaens fica a meya legoa do lugar de Agueda para o Poente: tem duzentos visinhos com hua Igreja Paroquial da invocação de São Miguel, Priorado & Commenda da Ordem de Christo, & tres Ermidas. O seu Termo he abundante de pão, vinho, frutas, gado & caça. He dos Duques de Aveyro, que nella apresentavão as Justiças, & da Provedoria de Esgueyra".

    Recardães é, entre todas as freguesias do Concelho de Águeda, uma das que dispõem de maior quantidade de citações documentais, abarcando um vastíssimo leque de registos correspondentes ao antes, durante e depois da Reconquista Cristã.

    Considerada um conjunto  de terras e ou propriedades ou simplesmente uma povoação, o que é certo é que esta se veio a fixar numa das margens de um extenso e fertilíssimo vale, irrigado pelas águas do Águeda, relativamente perto da sede de Concelho.

recard2.jpg (14048 bytes)

Cruzeiro de Recardães

    A Igreja Paroquial é resultado de várias   reconstruções e adaptações, mas o lançamento da primeira pedra para acsua construção data dos princípios do século XVIII (1709). É digna de observação quer exteriormente quer internamente. No nicho, uma pequena escultura do século XV, representando São Miguel. O sacrário tem características especiais e merece uma visita cuidada, pelas pinturas em cobre, relativas a vários passos da vida de Cristo.

                recard1.jpg (17481 bytes)                       recard3.jpg (60374 bytes)

                   Fachada da Igreja                  Nicho da fachada da Igreja  com a escultura de São Miguel

    A escultura mais importante é a da Virgem com o Menino, de calcário. Mas há outras esculturas, de madeira, também de valor: São Miguel, Cristo pregado na Cruz, a Virgem e o discípulo amado São João. São ainda dignos de menção o púlpito. a teia da igreja e outros altares laterais de rica talha dourada. Alguns azulejos de tipo sevilhano do séculoXVI atraem a curiosidade. No chão da capela-mor, pode observar-se uma lápide de uma campa com o escudo respectivo. E, no interior da sacristia, uma longa inscrição sobre a instituição de uma capela.

    No lugar de São Romão, eciste também uma capela dedicada ao Santo do mesmo nome. Tem esculturas antigas, de pedra: São Romão, a Virgem com o Menino, São Brás. Neste lugar, existe também uma casa antiga, com portão encimado por um brasão.

    Também no lugar do Crasto há outra capela dedicada a São Jorge, com uma escultura em relevo deste mesmo santo.

    No lugar da Póvoa. desta freguesia, outra capela com esculturas antigas: a Virgem e o Menino e São Marcos. Este templo está ligado a uma casa antiga da familia Tavares Ferrão e tem retábulo de madeira. No chão, uma campa com escudo, do século XVIII, que tem a sua história particular.

    Para o çugar de Casaínho de Cima, em 1893 o pároco da freguesia pediu licença de bênção para a Capela de São Francisco, erecta neste mesmo lugar.

    A freguesia de Recardães tem revelado, ultimamente, um grande surto de progressão a todos os níveis. A actividade paroquial, com obras de carácter social e cultural, tem tido, no seu jovem pároco um impulsionador notável, a bem da Igreja, da Freguesia e do Concelho de Águeda, com instalações que se podem considerar modelares.

prev.gif (10333 bytes)