Make your own free website on Tripod.com

Préstimo

brasprestimo.jpg (7579 bytes)

    Número de habitantes 920

    Área 3178 ha

    Lugares: Á-dos-Ferreiros, Salgueiro, Rio de Maçãs, Carvalhal, Cabeço do Cão, Pousadas, Lourizela, Vale de Égua, Préstimo, Barrosa, Vale do Lobo, Sernadinha, Sernada, Cambra, Junqueiro, Quinta da Serrascosa, Ventoso, Quinta do Pereiro, Quinta das Hortas, Chousinha e Casal

    O préstimo é uma das mais vastas freguesias do Concelho de Águeda e pertence ao conjunto daquelas que, mais a oriente, se apoiam nos contrafortes serranos do Caramulo. Alguns dos seus lugares encravados nas pregas dos montes, pelas dificuldades de acessos, suportaram outrora uma existência de grande isolamento. É terra muito antiga, habitada em tempos recuados no desenrolar da história das nossas comunidades, fixadas neste recanto ocidental da Península Ibérica.

    Tem uma gruta considerada pré-histórica e, neste território, explorou-se o minério de chumbo.

    Foi vila e sede de um Concelho medieval com a designação de Soutelo do Monte, incluindo Macieira de Alcoba e alguns povoados de Valongo, Castanheira e Talhadas.

    Actualmente, Préstimo é freguesia do Concelho e da Comarca de Águeda, do distrito e diocese de Aveiro. Situa-se a 20 quilómetros da sede e tem por padroeiro São Tiago. Toda a zona é coberta por vegetação abundante, com vales mais ou menos profundos, atravessada pela antiga estrada da Serra do Caramulo à zona mais baixa e na qual existe a célebre Ponte do Alfusqueiro. De facto, entre A-dos-Ferreiros e a aldeia do Préstimo, encontra-se a célebre Ponte, envolta em lendas, e que permite a passagem de uma das vias que dá acesso às elevações do Caramulo. Afamada pela sua altura e pelas lendas a ela ligadas, destaca-se esta velha construção de pedra sobre o rio Alfusqueiro, unindo as margens de um vale relativamente profundo e apertado. De qualquer modo, zona xistosa, permite a descoberta de paisagens dignas de registo a qualquer nível. E, a 24 dos meses de Agosto, Setembro e Outubro, realiza-se, neste lugar de A-dos Ferreiros, a conhecida feira do gado.

    Vale a pena visitar a sua Igreja Paroquial que tem por orago o apóstulo São Tiago, observar a capela-mor, todos os seu retábulos, o púlpito e a pia baptismal que são muito antigos. Deve ver-se com cuidado e interesse, do lado direito, o relevo das Almas do Purgatório, São Miguel Arcanjo e a Trindade. A escultura de São Tiago com as insígnias de romeiro é antiga e tem valor. Outras esculturas são: São Martinho, a Virgem sentada e Santa Luzia. Umas mais antigas do que outras, umas mais valiosas que outras. A custódia, também de valor, é semelhante a outras, como trabalho do século XVII.

       prest.jpg (74204 bytes)    presti.jpg (218544 bytes)

                                    Altar-mor da Igreja                                      Retábulo da Virgem com o Menino

    Pode ainda admirar-se o cruzeiro à entrada da freguesia e uma velha casa da povoação.

    A capela de Nossa Senhora da Esperança em A-dos Ferreiros é de fundação antiga (1562) com um elegante suporte sineiro elevando-se sobre o cume do telhado; é de interior simples mas de aspecto exterior gracioso. Neste lugar, há casa antigas (séc. XVII), que matêm certo interesse.

    Por José de Pina, foi pedida a bênção da capela do lugar de Ventoso, dedicada a São José.

prev.gif (10333 bytes)