Fermentelos

brasao_fermentelos.gif (36841 bytes)

    Número de habitantes: 3147

    Área: 828 ha

    Lugares: Fermentelos

       Vila de Fermentelos, categoria a que esta povoação foi elevada a partir de 1928. Esta povoação usufrui de uma bela situação na margem  esquerda da Pateira, lagoa interior que concentra, essencialmente, as águas correntes do Rio Cértima e ainda sa da Ribeira de Pano. Os seus habitantes sempre souberam tirar proveito dessa situação não só dispondo convenientemente, em plano mais elevado, as casas de habitação e outras, os respectivos arruamentos da vila com os monumentos que possui. Por outro lado, esta povoação ribeirinha e trabalhadora soube usar do aproveitamento das águas para irrigação dos seus vastoa campos aráveis e férteis, e com a utilização do chamado moliço da Pateira, rico adubo orgânico, que durante séculos ajudou a fertilizar as terras, antes da invasão da adubação quimica.

        A povoação não é rica em antigo património arquitectónico, mas é sob o ponto de vista turístico que ressalta da sua magnífica situação à beira da Pateira. Pode chamar-se a atenção para a Igreja Paroquial, da invocação de Santo André, com a sua torre ao centro da fachada, que é uma reconstrução dos principios do século XX (1908) e o seu recheio, constituído por retábulos vindos de outras igrejas (segundo Nogueira Gonçalves). Ao centro do altar-mor, está fixada a notável pintura de Santa Teresa, em tela. a igreja possui uma bela custódia de prata do século XIX e ostente uma linda escultura de madeira do seu padroeiro.

pat1.jpg (37721 bytes)   ferm.jpg (50335 bytes)

        Também a velha capela de nossa Senhora da Saúde, a cuja romaria sempre ocorreram muitas pessoas das redondezas, foi entretanto substituída por um templo moderno em 1957, onde não só se continua a venerar a imagem dessa invocação mas também a de Santo António. Num dos seus largos, eleva-se também um cruzeiro de templete.

        Como exemplares da arquitectura mais recente, temos o Miradouro da Pateira do qual se pode admirar a paisagem ribeirinha; o conhecido Monumento ao Emigrante encimado por um grupo escultórico, mesmo à beira da água, relativamente próximo da convidativa pousada-restaurantedebruçada sobre a Pateira, de onde se pode apreciar um apazível panorama sobre as águas brilhantes entre as duas margens da laguna.

 pat2.jpg (27420 bytes)

           Além de tudo isso, possui duas bandas de música (a velha muito antiga) e ainda a sua Associação de Futebol.

        prev.gif (10333 bytes)