Make your own free website on Tripod.com

prev.gif (10333 bytes)                          Agadão

brasagadao.jpg (5024 bytes)

    Número de habitantes: 496

    Área: 3534 ha

    Lugares: Lomba, Vilamendo, Foz, Povinha, Caselho, Boa Aldeia, Alcafaz, Corga da Serra, Bertufo, Guístola, Guistolinha, Felgueira, Lázaro, Sobreira e Lousa

    Esta freguesia do Concelho de Águeda fica situada a 16 quilómetros da sede do Concelho e no fundo vale por onde corre o rio do mesmo nome.

    É povoação muito antiga, exposta na margem direita do rio que lhe deu o nome - Agadão- o qual se lança no Águeda pela margem esquerda, perto da Redonda; na margem direita, perto de Bolfiar, junta-se o Alfusqueiro.

    Toda a freguesia está assente numa zona xistosa. Foi destacada da freguesia de Castanheira do Vouga, sendo o cura da apresentação do pároco daquela povoação. Pertenceu à Casa do Infantado e aos Condes da Feira.

    A povoação tem como orago, Santa Maria Madalena e a sua Igreja Paroquial, situada na Lomba perto mas um pouco isolada da aldeia, tem cantarias de granito. Fundamentalmente, a construção é do século XVIII; as ornamentações de talha e as pinturas vêm até aos princípios do século XIX, visto que as do coro alto estão datadas de 1806. Entretanto, o templo tem suportado obras de restauro.

agadao1.jpg (49513 bytes)

Retábulo da Capela-mor da Igreja

    O tecto é de madeira de castanho e quer na capela-mor quer no corpo da Igreja, é formado por caixotões que ostentam pinturas sobre a infância e a paixão de Cristo, bem como da Virgem-Mãe, as quais oferecem um belo e colorido efeito.

    As principais esculturas são de calcário do século XV: a Santa Madalena, a de São Lourenço e a de São Sebastião.

    Todo o conjunto se apresenta como uma peça notável que se visita com agrado e que desperta interesse em qualquer visitante pela intersecção das talhas e pelos suportes de madeira policromada que se pode observar também nos vários retábulos. Mas preste-se um pouco de atenção à ornamentação do arco que forma a entrada para o antigo baptisfério.

agadao2.jpg (9877 bytes)

Arco de entrada para o aposento da pia baptismal

    Todavia, pelos lugares disseminados na sua área, encontram-se várias capelas, algumas delas degradadas como a do Caselho (do Menino Jesus), a de Alcafaz (São Bartolomeu, a da Sobreira (Senhora da Paz) e a da Felgueira (Santa Bárbara); além destas, há ainda a capela dedicada a Santo André em Bertufo e, na Povinha, procede-se a obras de construção de uma nova capela a Nossa Senhora de Fátima como promessa de um emigrante.

    As populações destes lugares, continuando a viver os princípios cristãos e católicos, têm mantido vivo interesse na recuperação de todo o seu património histórico e religioso, com a sua devoção em celebrações específicas de tipo popular. É por isso que, na aldeia de Vila de Mendo, desta freguesia, na capela de tipo moderno, da invocação de Nossa Senhora da Penha, se celebra a respectiva festividade no segundo domingo de Outubro.

prev.gif (10333 bytes)